Saturday, August 28, 2010

hiper-mobilidade do olho.

Sou o cine-olho mecânico. Eu, máquina, mostro a vocês o mundo como só eu posso vê-lo. Liberte-me agora, e para sempre, da imobilidade humana, estou em um movimento de ininterrupto, me aproximo e me distancio dos objetos, deslizo por baixo, monto em cima deles, avanço ao lado de um focinho de um cavalo que galopa, mergulho a toda velocidade na multidão, corro diante de soldados que avançam para o ataque, caio de costas, avanço voo ao mesmo tempo em que o avião, caio e voo com os corpos que caem e alçam voo. Livre dos quadros de tempo e de espaço, justaponho todos os pontos do universo onde quer que os tenha fixado. meu caminho leva a criação de uma percepção nova do mundo. eis por que decifro de maneira nova o mundo desconhecido por vocês.

Dziga Vertov, "Résolution du Conseil des Trois du 10 abril 1923", Articles, Journaux, Projets, Paris: Cahiers du Cinema, 1972, pp. 30-31 apud . Philippe Dubois "Cinema, Vídeo, Godard" pag. 188

No comments: